Como fazer RG Provisório de Viagem no Poupatempo

Você vai viajar dentro de poucos dias e precisa fazer o RG Provisório com urgência? Então fique sabendo que é possível solicitar o documento no Poupatempo de Guarulhos. O posto do município realiza o serviço em caráter emergencial para você não correr o risco de perder a viagem.

Neste artigo nós vamos explicar tudo o que você deve fazer para pedir o novo documento. Confira as informações e veja se você se enquadra em alguma das situações que exigem a apresentação do RG Provisório.


Quem precisa fazer o RG Emergencial no Poupatempo

Quem viaja de avião para qualquer cidade do Brasil pode apresentar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em substituição ao RG. No entanto, para países da América do Sul, somente a Carteira de Identidade é válida (nos casos em que a pessoa não possui passaporte). A regra vale até mesmo para as nações que pertencem ao Mercosul, e é uma exigência da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Portanto, se você tem viagem marcada para Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai ou Venezuela, verifique a situação da sua identidade. Caso ela apresente uma das condições abaixo, será necessário pedir o RG Provisório:

RG emitido há mais de 10 anos ou com foto de criança

A Carteira de Identidade não possui prazo de validade, contudo, as companhias aéreas não aceitam documento emitido há mais de 10 anos. Além disso, se o RG tem menos de 10 anos, mas ainda apresenta a sua foto de criança, também pode ser passível de recusa. Na dúvida, é melhor fazer um novo antes da viagem.

RG em mau estado de conservação

A identidade em mau estado pode comprometer a sua identificação e ser recusada no balcão da companhia. Além de a foto estar bem conservada, os dados presentes no documento precisam estar legíveis.

RG perdido, furtado ou roubado

Se você está atualmente sem o RG por um desses motivos, será necessário providenciar o documento provisório, pois sem ele você não poderá viajar.


Requisitos para fazer o RG Provisório no Poupatempo Guarulhos

Agora que você já sabe quando pedir o RG Provisório, chegou a hora de saber o que fazer para solicitar a emissão do documento. Confira os requisitos:

O RG deve ser solicitado até 48 horas antes da viagem;

⇒ O RG anterior deve ter sido emitido no Estado de São Paulo;

⇒ A 1ª via do RG Provisório é emitida somente para pessoas com idade de 0 a 18 anos incompletos;

⇒ Menores de 16 anos precisam estar acompanhados pelo responsável legal, ou seja, pai, mãe, tutor, guardião ou responsável nomeado por Juiz da Vara de Infância e Juventude. Caso o responsável não possa comparecer, é preciso apresentar o Formulário de Autorização, bem como um documento de identificação com foto. O formulário deve ter assinatura semelhante ao documento de identificação.


Documentos para fazer o RG Provisório no Poupatempo Guarulhos

⇒ Foto 3×4;

⇒ RG anterior – anterior e cópia simples (não é um documento obrigatório, mas pode ajudar na liberação da identidade provisória);

⇒ Certidão de Nascimento ou Casamento (com averbação de separação, divórcio e viuvez, se for o caso) – original e cópia simples;

⇒ Voucher, bilhete ou passagem que comprove a viagem – cópia simples

⇒ Comprovante de pagamento – a taxa é paga no Poupatempo Guarulhos, com dinheiro ou cartão de débito.


O que fazer para tirar o RG Emergencial no Poupatempo

Após reunir os documentos, dirija-se ao Poupatempo Guarulhos e vá à administração do posto. Explique que você tem uma viagem próxima e que precisa do RG Provisório. Somente esta unidade do está apta a emitir o documento.

Em seguida ao seu pedido, será feita uma consulta no sistema do Instituto de Identificação para verificar se existe alguma pendência ligada à sua Carteira de Identidade. Caso esteja tudo certo, a via provisória será emitida no mesmo momento.


O que você precisa saber sobre o RG Provisório no Poupatempo

Ao contrário dos outros serviços relacionados à Carteira de Identidade, não é necessário fazer o agendamento para o RG Provisório. Você pode ir ao posto e solicitar o documento a qualquer momento.

⇒ O RG Emergencial tem validade de 90 dias após a data de emissão. Após este período, você deve pedir o RG definitivo e pagar a taxa novamente. Veja como fazer o agendamento da 2ª via do RG no Poupatempo.

⇒ Não há posto do Poupatempo no Aeroporto de Guarulhos. A unidade que você deve ir fica no Internacional Shopping Guarulhos. O percurso de carro entre o aeroporto e o shopping leva de 15 a 20 minutos.


Endereço do Poupatempo Guarulhos

  • Internacional Shopping Guarulhos – Rodovia Presidente Dutra, Km 225, s/n (próximo ao trevo da Rodovia Fernão Dias). O Poupatempo fica instalado no corredor de serviços do shopping.

Horário de atendimento Poupatempo Guarulhos

  • Segunda a sexta-feira: das 7h às 19h
  • Sábado: das 7h às 13h