Cartão de Estacionamento para Idoso no Poupatempo

O Cartão de Estacionamento para Idoso no Poupatempo é um documento que concede autorização para o condutor parar o seu veículo em vagas especialmente reservadas a pessoas com idade superior a 60 anos.

Os locais de parada englobam vias públicas e também garagens de hospitais, bancos, supermercados, shoppings, entre outros estabelecimentos. De acordo com a lei 10.741/03, 5% das vagas de estacionamentos públicos e privados devem ser destinados a carros de idosos ou de condutores que transportam idosos.

Em relação à identificação dos espaços para estacionar, ruas avenidas e instalações particulares devem sinalizar o ponto de estacionamento com a cor azul, acompanhada pela inscrição ‘Idoso’.


Quem tem direito ao Cartão de Estacionamento para Idoso

Pessoas que completam 60 anos já podem fazer o pedido Cartão de Estacionamento para Idoso. O documento é disponibilizado não somente nos casos em que o cidadão é o condutor. Isto é, se um motorista tiver idade inferior a 60 anos, mas precisa transportar uma pessoa com mais de 60 anos, ele também é autorizado a utilizar o cartão. Contudo, o cartão fica registrado no nome do idoso.


Cartão de Estacionamento para Idoso no Poupatempo

Cada município tem um procedimento próprio para emitir o cartão de estacionamento para idoso. Algumas cidades optam por fazer a emissão por conta própria, enquanto outras deixam a cargo do Detran. Para a capital paulista, por exemplo, a emissão é feita diretamente na prefeitura. Ou seja, se você mora em São Paulo, não é possível fazer o cartão de estacionamento para idoso no Poupatempo.… Clique aqui para ler todas as informações